sábado, 8 de dezembro de 2012

A História das Coisas

       A história das coisas é um documentário educativo que expõe as conexões entre diversas questões ambientais e sociais, demonstrando com fatos, que ao consumirmos de forma inconsciente e desmedida, estamos destruindo o mundo e nós mesmos.
       
 
 

sábado, 10 de novembro de 2012

Ética e ecologia desafios do século XXI

 
Leonardo Boff (pseudônimo de Genézio Darci Boff) é um teólogo, escritor e professor universitário, respeitado pela sua história de defesa das causas sociais e atualmente debate também questões ambientais. Nesse vídeo nos leva a reflexão sobre os 4 princípios básicos da ética.
 

 

sábado, 20 de outubro de 2012

Educação Ambiental






        A preocupação com a crise ambiental fez com que surgisse a mobilização da sociedade, exigindo soluções e mudanças. Na década de 60, a partir dos movimentos contraculturais, surgiu o movimento ecológico que começou a elaborar a proposta da EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) como ferramenta de mudanças nas relações do homem como o ambiente.
        A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) surge como resposta à preocupação da sociedade com o futuro da vida.
        Sua proposta principal é a de estimular o surgimento de uma cultura de ligação entre natureza e sociedade, através da formação de uma atitude ecológica nas pessoas. Um dos seus fundamentos é a visão socioambiental, que afirma que o meio ambiente é um espaço de relações, é um campo de interações culturais, sociais e naturais.
        O processo educativo proposto pela EA objetiva a formação de sujeitos capazes de compreender a sua realidade e agir nela de forma consciente. Sua meta é a formação de sujeitos ecológicos.
        Segundo Carlos Aquino Educação Ambiental não se trata de um tipo especial de educação, mas, de um processo contínuo e longo de aprendizagem, de uma filosofia de trabalho, de um estado de espírito em que todos: família, escola e sociedade, devem estar envolvidos. O objetivo da Educação Ambiental não entra em conflito com os objetivos do sistema escolar, pelo contrário, ambos se direcionam para a formação integral do indivíduo, enquanto cidadão inserido na sociedade e no meio ambiente.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Consumo Consciente



A humanidade hoje além de consumir o necessário, consome também o desnecessário causando impactos para a sociedade e o meio ambiente. Consumimos 25% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação do nosso planeta. Se os padrões de consumo e produção se mantiverem no atual nível, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos. Esta situação já é refletida, por exemplo, no acesso irregular à água de boa qualidade em várias partes do mundo, na poluição dos grandes centros urbanos e no aquecimento global.
        Não é preciso dizer que esta situação pode dificultar a vida no planeta, inclusive da própria humanidade. A melhor maneira de mudar isso é a partir do consumo consciente, que pode ser praticado no dia-a-dia, por meio de gestos simples que levem em conta os impactos da compra, uso ou descarte de produtos ou serviços, ou pela escolha das empresas da qual comprar, em função de seu compromisso com o desenvolvimento sustentável. Assim, o consumo consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária de quem quer garantir a sustentabilidade do planeta.
 

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Suporte para notebook em pvc

      Aprenda como fazer um suporte para o notebook com tubos e conexões em pvc. Uma ideia fácil, muito útil e além do mais sustentável.
      Observe a imagem e veja o passo a passo.
 
 
 
Fonte: Google imagens


quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O Lixo Eletrônico (e-lixo)



Você sabia que na fabricação de produtos eletroeletrônicos são usados muitos materiais tóxicos que causam riscos à saúde e podem poluir o meio ambiente?
Quando digo produtos eletroeletrônicos, estou falando do computador, do celular, do DVD, da televisão, do monitor, do micro-ondas, da máquina fotográfica, das baterias e pilhas, do MP3 player, do aparelho de som, do rádio, além de muitos outros. Quem não tem pelo menos um desses equipamentos em casa?
Pois é, uma grande quantidade de materiais não biodegradáveis, ou seja, materiais que o meio ambiente sozinho não consegue absorver sem sofrer danos, é utilizada na fabricação desses aparelhos. Em geral, esses eletroeletrônicos são compostos por plásticos e metais como o mercúrio, chumbo, cádmio, manganês, níquel, entre outros. Muitos desses componentes são metais pesados e tóxicos, que podem causar sérios riscos à saúde. O visor do celular, por exemplo, contém mercúrio, na soldagem de computadores é utilizado o chumbo, e tanto o mercúrio como o chumbo causam danos à saúde e prejudicam o meio ambiente.
Muitas indústrias utilizam também, na produção desses equipamentos, solventes e gases tóxicos, que ajudam a elevar mais ainda os índices de poluição. Essas substâncias, quando utilizadas na produção de um “chip” de 72 gramas, por exemplo, podem poluir 32 litros de água limpa e, em geral, os resíduos da produção são armazenados em tanques subterrâneos que podem apresentar vazamentos e contaminar toda a região. Um exemplo de gás tóxico utilizado é o CFC (clorofluorcarbono), responsável pela destruição da camada de ozônio e por contribuir para o aquecimento global.
Contudo, o maior problema vem com a destinação final desses equipamentos. Pois, esses aparelhos geralmente são descartados como lixo comum, causando muitos riscos ao meio ambiente e à população. Se forem encaminhados aos aterros sanitários, por exemplo, podem contaminar o solo e a água com metais pesados, se forem incinerados podem contaminar a atmosfera.
Se ligue, pois os problemas ambientais e os riscos à saúde, em caso de manipulação e descarte inadequados desses equipamentos são diversos e variam em níveis de gravidade. Com relação aos riscos à saúde, nós, consumidores finais, muitas vezes nem sabemos dos riscos que corremos, pois, os produtos geralmente não costumam vir com informações desse tipo. Com relação aos problemas ambientais, a lista é extensa e muito complexa, poluição do ar, contaminação do solo e da água são alguns exemplos.

Fonte: Portal Onda Cultural

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Camisa Sustente-se


    Após alguns pedidos de amigos o blog Sustente-se está lançando as camisas com o tema sustentabilidade. Esse é o nosso primeiro modelo com o tema SEJA VERDE!. Seja mais um divulgador em prol da sustentabilidade e adquira essa camisa por apenas R$ 25,00 + frete. Para maiores informações contate o e-mail. radfreire@hotmail.com.

sábado, 7 de julho de 2012

Telhado Verde

  
     Um telhado verde é uma alternativa viável e sustentável perante os telhados e lajes tradicionais, porque facilita o gerenciamento de grandes cargas de águas pluviais, melhoria térmica, serviços ambientais e novas áreas de lazer. O telhado verde proporciona também um ambiente muito mais fresco do que outros telhados, mantendo o edifício protegido de temperaturas extremas, especialmente no verão, reduzindo em até 3°C. Em ambientes extremamentes artificiais como o urbano, promovem o reequilibrio ambintal, trazendo os benefícios da vegetação para a saúde pública e a biodiversidade, quando com plantas nativas do local.
fonte: wikipedia / ecotelhado

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Prêmio Top Blog 2012


   Neste ano estou participando novamente no TOP BLOG 2012 na categoria sustentabilidade. Em 2011, o meu blog ficou no Top 100 e conto com todos os amigos e batalhores da causa sustentável na votação que terá início no dia 14 de julho de 2012. Desde já agradeço o voto de cada um. OBRIGADO!!! 

segunda-feira, 18 de junho de 2012

A Carta da Terra



Criada durante a Rio92 – Conferência para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século 21, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Busca inspirar todos os povos a um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada, voltado para o bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações. É uma visão de esperança e um chamado à ação.

Para saber mais clique: www.cartadaterra.com.br

sábado, 9 de junho de 2012

RIO+20



     A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

terça-feira, 5 de junho de 2012

5 de Junho Dia do Meio Ambiente


O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972  marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre AmbienteeHumano.
             Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente  cataliza  a  atenção  e  ação  política  de  povos  e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.

Os principais objetivos das comemorações são:
1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;
2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
4. Advogar parcerias para garantir que todas as naçõe


Fonte: PNUMA

terça-feira, 15 de maio de 2012

Plásticos mais baratos a partir da biomassa

Uma equipe de engenheiros químicos e pesquisadores da Universidade de Massachusetts Amherst e da Universidade de Delaware descobriu uma nova maneira de produzir garrafas plásticas a partir de biomassa (restos orgânicos variados), em vez de petróleo. A pesquisa foi publicada na revista Catálise ACS, uma publicação da Sociedade Americana de Química.
A descoberta demonstrou uma maneira eficiente e renovável de produzir o produto químico p-xileno, usado na fabricação do PET (polietileno tereftalato), que é atualmente matéria-prima de muitos produtos, incluindo garrafas de refrigerante, embalagens de alimentos, fibras sintéticas para roupas e até mesmo peças automotivas.
"Você pode misturar nossa química renovável com o material à base de petróleo e o consumidor não seria capaz de dizer a diferença", afirmou ao portal da Universidade de Delaware, Paul J. Dauenhauer, professor assistente de engenharia química na Amherst.
Segundo os engenheiros, o processo utiliza um catalisador de zeólito que é capaz de transformar a glicose em p-xileno, numa reação de três passos dentro de um reator de biomassa de alta temperatura. Para eles, o estudo é um grande avanço, uma vez que, outros métodos de produção renovável p-xileno são caros ou ineficientes devido a baixos rendimentos.
"Nossa descoberta mostra um notável potencial para plásticos verdes, principalmente os utilizados para distribuir refrigerantes e água", apontou Dion Vlachos, diretor da Universidade de Delaware do Centro de Catálise para a Energia Inovação (CCEI). "Essa tecnologia poderia reduzir significativamente os custos de produção para os fabricantes de plásticos de fontes renováveis."
                                                        Reciclagem
A ideia garante a fabricação de plásticos na ausência do petróleo. Contudo, é preciso o cuidado de reciclá-los, pois mesmo originados de matéria biológica, eles têm a mesma resistência dos plásticos derivados de petróleo e não se degradam naturalmente.
Fonte: MSN Verde / Portal EcoD



quarta-feira, 11 de abril de 2012

Foi um sucesso a hora do planeta 2012



     Mais uma vez, as mudanças climáticas foram motivo da mobilização mundial anual Hora do Planeta. No Brasil, 580 monumentos tiveram suas luzes apagadas, nas 133 cidades que aderiram ao evento. Neste ano, a mobilização contou com a participação de todas as capitais do país.


O Brasil bate recorde de adesões!


fonte: wwf / ecodesenvolvimento.org.br


Vídeo - Código Florestal - WWF BRASIL

   O vídeo "Código Florestal" mostra de maneira simples - mas contundente - as trágicas consequências do desmatamento para a vida das pessoas, tanto no campo quanto nas cidades. 


    As mudanças propostas no projeto de reforma do Código Florestal trazem, claramente, prejuízos e impactos para comunidades florestais, rurais e urbanas, ecossistemas, florestas, biodiversidade e para a própria agricultura, que depende de solo, água e clima para ser produtiva. É possível a agricultura aumentar sua produtividade sem que haja novos desmatamentos. Para isso, é preciso investir na recuperação de áreas degradadas.   
fonte: WWF BRASIL

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Lâmpadas compactas e o meio ambiente


O uso de lâmpadas mais eficientes energeticamente, como as fluorescentes compactas, ao invés das lâmpadas incandescentes, reduz significativamente o impacto ambiental que cada usuário causa ao iluminar a própria casa.  Estudos já comprovaram que pelo menos 90% da energia utilizada pelas lâmpadas incandescentes  é perdida na forma de calor, gerando emissões de carbono e aumentando a geração de lixo, já que a necessidade de troca é constante.
 Por outro lado, as lâmpadas fluorescentes compactas duram mais e são mais eficientes energeticamente, realidade da qual muitos países do mundo estão se dando conta. Afinal, a tecnologia das lâmpadas incandescentes já tem mais de 130 anos e hoje seu uso não faz mais sentido, fatalmente elas deixarão de existir. Lembrando também que no Brasil as lâmpadas incandescentes serão banidas do mercado até 2016.
Resumindo: a lâmpada incandescente gasta cerca de quatro vezes mais energia que uma fluorescente compacta equivalente, ou seja, para um mesmo poder de iluminação. E quem paga a energia gasta pela lâmpada é o consumidor, ou seja, você! E você também sabe que quanto mais usamos energia elétrica mais precisamos de usinas geradoras e, consequentemente, produzimos mais impacto ao meio ambiente. Com lâmpadas fluorescentes compactas você economiza no próprio bolso e também "economiza planeta". Certo?

Fonte: Lâmpadas Golden / Física na Veia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Faça xixi no banho!

Faça xixi no banho!
Faça xixi no banho - parece brincadeira, mas já virou campanha nacional! Fazendo xixi no banho você economiza uma descarga de 12 l por dia. Gastando menos água, degradamos menos a natureza, preservando os recursos naturais e as nascentes dos rios.

Turismo Sustentável

Turismo Sustentável
O Turismo Sustentável é uma maneira de manter a infra- estrutura sem atitudes ofensivas ao meio ambiente, atendendo às necessidades dos turistas e dos locais que os recebem de maneira simultânea, fazendo o necessário para atender a economia, a sociedade e o ambiente sem desprezar a cultura regional, a diversidade biológica e os sistemas ecológicos que coordenam a vida.

Sanitário Eficiente

Sanitário Eficiente
O uso das descargas, de modo geral, consome grande quantidade de água de ótima qualidade. As mais novas, de caixa acoplada, consomem cerca de 6 a 8 litros por descarga. As mais antigas, com caixa de parede, chegam a consumir até 20 litros em um único uso. Já existem dois modelos de sanitários eficientes que reaproveitam a água da pia para a descarga: um mais complexo com sistema de coleta e armazenamento e outro, mais compacto, no qual a pia fica sobre a caixa acoplada da descarga. Para quem se interessar em construir ou adaptar uma pia ao seu sanitário, o site Instructables apresenta os 8 passos.

Sustente-se apoia o wwf