quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
COP 16 - México 2010
Começou na última segunda feira (29/11/10) a 16ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas. O evento acontece durante 11 dias em Cancún, no México.
Daquela atmosfera de euforia que rondava a COP 15, há 1 ano atrás, em Copenhague, na Dinamarca, Pouco restou para Cancún. O desfecho da COP 15 foi o fracasso das negociações.
A reunião não vem com o fervor de uma solução imediata, como aconteceu há 1 ano em Copenhague, na Dinamarca, mas busca chegar ao tão esperado acordo em relação ao aquecimento global.
domingo, 21 de novembro de 2010
Ética ( Ciclo Vivo - Mayra Rosa )
Existe uma tendência crescente de anúncios ligados a sustentabilidade. Este aumento está ligado a demanda cada vez maior de consumidores conscientes. Porém, é importante ressaltar, que ações ligadas a sustentabilidade que transmitem inverdades estão cada vez mais fora de moda.
Muitas empresas utilizam a imagem “verde” como estratégia de marketing, mas são apenas "máscaras". "Para que uma empresa seja realmente sustentável é necessário que este conceito esteja enraizado dentro da empresa. Sustentabilidade vem de dentro para fora. Agir com ética e transparência é a melhor maneira de transmitir sustentabilidade.
Muitas empresas utilizam a imagem “verde” como estratégia de marketing, mas são apenas "máscaras". "Para que uma empresa seja realmente sustentável é necessário que este conceito esteja enraizado dentro da empresa. Sustentabilidade vem de dentro para fora. Agir com ética e transparência é a melhor maneira de transmitir sustentabilidade.
sábado, 30 de outubro de 2010
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Atitude Sustentável
Cada sacola, feita a partir do petróleo ou do gás natural, demora cerca de quatro séculos para se dissolver na natureza. E, no Brasil, o consumo é alto: são 12 bilhões de sacolas por ano. Um milhão e meio a cada hora. Pelo menos 20% delas, segundo cálculo do Ministério do Meio Ambiente, acabam descartadas e ajudam a entupir bueiros, poluir rios e infestar o fundo do mar.
Como base nesses dados tome consciência do seu papel de cidadão responsável e adote a atitude do uso de sacolas retornáveis.
domingo, 17 de outubro de 2010
Sustente-se nessa ideia!
O que é Sustentabilidade ?
Nunca antes se ouviu falar tanto nessa palavra quanto nos dias atuais: Sustentabilidade. Mas, afinal de contas, o que é sustentabilidade?Segundo a Wikipédia: “sustentabilidade é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”.
Mas você ainda pode pensar: “E que isso tudo pode significar na prática?”
Podemos dizer “na prática”, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. Pode parecer um conceito difícil de ser implementado e, em muitos casos, economicamente inviável. No entanto, não é bem assim. Mesmo nas atividades humanas altamente impactantes no meio ambiente como a mineração; a extração vegetal, a agricultura em larga escala; a fabricação de papel e celulose e todas as outras; a aplicação de práticas sustentáveis nesses empreendimentos; revelou-se economicamente viável e em muitos deles trouxe um fôlego financeiro extra.
Assim, as idéias de projetos empresariais que atendam aos parâmetros de sustentabilidade, começaram a multiplicar-se e a espalhar-se por vários lugares antes degradados do planeta. Muitas comunidades que antes viviam sofrendo com doenças de todo tipo; provocadas por indústrias poluidoras instaladas em suas vizinhanças viram sua qualidade de vida ser gradativamente recuperada e melhorada ao longo do desenvolvimento desses projetos sustentáveis. Da mesma forma, áreas que antes eram consideradas meramente extrativistas e que estavam condenadas ao extermínio por práticas predatórias, hoje tem uma grande chance de se recuperarem após a adoção de projetos de exploração com fundamentos sólidos na sustentabilidade e na viabilidade de uma exploração não predatória dos recursos disponíveis. Da mesma forma, cuidando para que o envolvimento das comunidades viventes nessas regiões seja total e que elas ganhem algo com isso; todos ganham e cuidam para que os projetos atinjam o sucesso esperado.
A exploração e a extração de recursos com mais eficiência e com a garantia da possibilidade de recuperação das áreas degradadas é a chave para que a sustentabilidade seja uma prática exitosa e aplicada com muito mais freqüência aos grandes empreendimentos. Preencher as necessidades humanas de recursos naturais e garantir a continuidade da biodiversidade local; além de manter, ou melhorar, a qualidade de vida das comunidades inclusas na área de extração desses recursos é um desafio permanente que deve ser vencido dia a dia. A seriedade e o acompanhamento das autoridades e entidades ambientais, bem como assegurar instrumentos fiscalizatórios e punitivos eficientes, darão ao conceito de sustentabilidade uma forma e um poder agregador de idéias e formador de opiniões ainda muito maior do que já existe nos dias atuais.
De uma forma simples, podemos afirmar que garantir a sustentabilidade de um projeto ou de uma região determinada; é dar garantias de que mesmo explorada essa área continuará a prover recursos e bem estar econômico e social para as comunidades que nela vivem por muitas e muitas gerações. Mantendo a força vital e a capacidade de regenerar-se mesmo diante da ação contínua e da presença atuante da mão humana.
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.
Assinar:
Postagens (Atom)
Faça xixi no banho!
Turismo Sustentável
![Turismo Sustentável](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZ9m7ITeIWkr7C3QtozOR9IMYIQ2zdFc0uaQGNSVaB_nk1O05an3_0ynRReZxmHuyljXv4XA8z3sYzTTawlVkwq_hH8uJ74q-ItxhzL-77DBoMdOhLj3g1pn3SugqLQdUp77MjyagucA/s760/Turismo-no-Brasil-300x300.jpg)
O Turismo Sustentável é uma maneira de manter a infra- estrutura sem atitudes ofensivas ao meio ambiente, atendendo às necessidades dos turistas e dos locais que os recebem de maneira simultânea, fazendo o necessário para atender a economia, a sociedade e o ambiente sem desprezar a cultura regional, a diversidade biológica e os sistemas ecológicos que coordenam a vida.
Sanitário Eficiente
![Sanitário Eficiente](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg9-VMZPQFDkD2RI_mcj_JsFuvfNkQqxEgEJctP-0NJ_aTAzhwfmxcTZ5ZtqNhHYhyphenhyphenz8EurdvukjlSIohPvPVPuUuCBklh85kfsz5aVDhBNqmDY2-N7cl1Z5bs09YNMYv0YFpfTafnwkg/s760/reciclagem_pia_vaso.jpg)
O uso das descargas, de modo geral, consome grande quantidade de água de ótima qualidade. As mais novas, de caixa acoplada, consomem cerca de 6 a 8 litros por descarga. As mais antigas, com caixa de parede, chegam a consumir até 20 litros em um único uso. Já existem dois modelos de sanitários eficientes que reaproveitam a água da pia para a descarga: um mais complexo com sistema de coleta e armazenamento e outro, mais compacto, no qual a pia fica sobre a caixa acoplada da descarga. Para quem se interessar em construir ou adaptar uma pia ao seu sanitário, o site Instructables apresenta os 8 passos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgfwnTaekUby6a51aBC8QT35cudtyc7kPNIuHv8QH1-AnIximIq82oCJRaXhtPWUKluaQvS5S5lvQCVh5H6frrb7fiHIQLcf4FClmVB5LILv43CHst1Frj580v-ItHM_Gntzm2pK0RJmw/s760/lix%25C3%25A3o+4.png)