sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Lâmpadas compactas e o meio ambiente


O uso de lâmpadas mais eficientes energeticamente, como as fluorescentes compactas, ao invés das lâmpadas incandescentes, reduz significativamente o impacto ambiental que cada usuário causa ao iluminar a própria casa.  Estudos já comprovaram que pelo menos 90% da energia utilizada pelas lâmpadas incandescentes  é perdida na forma de calor, gerando emissões de carbono e aumentando a geração de lixo, já que a necessidade de troca é constante.
 Por outro lado, as lâmpadas fluorescentes compactas duram mais e são mais eficientes energeticamente, realidade da qual muitos países do mundo estão se dando conta. Afinal, a tecnologia das lâmpadas incandescentes já tem mais de 130 anos e hoje seu uso não faz mais sentido, fatalmente elas deixarão de existir. Lembrando também que no Brasil as lâmpadas incandescentes serão banidas do mercado até 2016.
Resumindo: a lâmpada incandescente gasta cerca de quatro vezes mais energia que uma fluorescente compacta equivalente, ou seja, para um mesmo poder de iluminação. E quem paga a energia gasta pela lâmpada é o consumidor, ou seja, você! E você também sabe que quanto mais usamos energia elétrica mais precisamos de usinas geradoras e, consequentemente, produzimos mais impacto ao meio ambiente. Com lâmpadas fluorescentes compactas você economiza no próprio bolso e também "economiza planeta". Certo?

Fonte: Lâmpadas Golden / Física na Veia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Faça xixi no banho!

Faça xixi no banho!
Faça xixi no banho - parece brincadeira, mas já virou campanha nacional! Fazendo xixi no banho você economiza uma descarga de 12 l por dia. Gastando menos água, degradamos menos a natureza, preservando os recursos naturais e as nascentes dos rios.

Turismo Sustentável

Turismo Sustentável
O Turismo Sustentável é uma maneira de manter a infra- estrutura sem atitudes ofensivas ao meio ambiente, atendendo às necessidades dos turistas e dos locais que os recebem de maneira simultânea, fazendo o necessário para atender a economia, a sociedade e o ambiente sem desprezar a cultura regional, a diversidade biológica e os sistemas ecológicos que coordenam a vida.

Sanitário Eficiente

Sanitário Eficiente
O uso das descargas, de modo geral, consome grande quantidade de água de ótima qualidade. As mais novas, de caixa acoplada, consomem cerca de 6 a 8 litros por descarga. As mais antigas, com caixa de parede, chegam a consumir até 20 litros em um único uso. Já existem dois modelos de sanitários eficientes que reaproveitam a água da pia para a descarga: um mais complexo com sistema de coleta e armazenamento e outro, mais compacto, no qual a pia fica sobre a caixa acoplada da descarga. Para quem se interessar em construir ou adaptar uma pia ao seu sanitário, o site Instructables apresenta os 8 passos.

Sustente-se apoia o wwf